Notícias

Pacientes da Onco Hematos comemoram o Carnaval


18/02/2017 às 10:00:00



Com muita alegria, banda de frevo, confetes e fantasias, a Clínica Onco Hematos realizou na tarde desta sexta-feira, 17, uma comemoração de Carnaval para os pacientes. O evento aconteceu no estacionamento da clínica e reuniu, além dos pacientes, familiares e profissionais que, com muita animação, entraram no ritmo e na alegria do Carnaval.

De acordo com a psicóloga e organizadora dos eventos da Onco Hematos, Viviana Aragão, algumas datas festivas como o carnaval sempre fizeram parte do calendário de eventos da clínica. "O carnaval é uma das festas populares mais animadas e representativas no mundo, é um momento festivo o qual as pessoas se fantasiam, caem na folia, na brincadeira. Proporcionar aos pacientes e familiares a atmosfera de alegria e diversão do carnaval é fazê-los sentir que dentro da vivência do tratamento há, também (e por que não?), espaço para sentir-se foliões, é estimulá-los a redescobrir um lidar com a doença e o tratamento. Também é mais um momento de integração entre eles (pacientes e familiares) e a equipe da Onco, sendo que fora do ambiente do tratamento (sala de quimioterapia), situação a qual acredito que otimiza ainda mais o relacionamento paciente-familiar-equipe possibilitando assim a sensação de sermos uma grande família", explicou.

Segundo a paciente Denise Galvão, participar dessas comemorações é uma forma de esquecer que está em tratamento contra o câncer. “A gente faz o tratamento, mas precisa muitas vezes esquecer que está em tratamento e esses momentos aqui servem para isso. A nossa qualidade de vida fica bem maior e, para mim, é um momento especial. Eu tento viver minha vida normal. Mesmo tratando um câncer, eu tento não mudar o que eu fazia antes para que eu possa me sentir feliz e fazer com que o tratamento não seja uma tortura para mim. Então essa festa aqui é momento muito bom”, informou a paciente em tratamento contra o câncer de colo do útero.

Para o adolescente Felipe Carvalho, que é paciente da Onco Hematos, é uma alegria ser recebido pelos profissionais com essa festa de Carnaval. “Eu passei um tempo fora da clínica, porque fui fazer uma cirurgia em São Paulo, então voltar e ser recebido com essa alegria é muito emocionante. Sempre que têm esses eventos eu participo, pois essa clínica já é a minha segunda casa, passo mais tempo aqui do que em qualquer outro lugar e sou muito bem recebido e tratado”, explicou o paciente.

Já Dangelly Lins, mãe da pequena Natyele Lins, de 5 anos, afirma que sua filha está tratando leucemia e adora participar das comemorações da Onco. “Nós descobrimos a doença dela através de exames de sangue de rotina. Foram dois anos e meio de tratamento. Para mim essas festas são importantes, pois promovem integração entre os pacientes de uma maneira geral e serve como uma forma de motivação. Porque a medida que a gente vai ouvindo algumas histórias de sucesso a gente acaba renovando as energias para seguir adiante com o tratamento”, disse a mãe, enfatizando que sua filha terminará o tratamento na próxima quinta-feira.