Onco Hematos recebe visita de estudantes da Unit e instrutores de evento de empreendedorismo internacional

Compartilhe:

A Clínica Onco Hematos, que faz parte da DASA, maior rede de saúde integrada do Brasil, recebeu a visita de estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) e de instrutores do MIT Global Startups Labs – edição 2023. Trata-se de um programa de desenvolvimento prático e interativo para que os universitários de todas as áreas criem conceitos de startups, voltados para resolução de problemas na área da saúde, através do uso de tecnologias.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer os conceitos de empreendedorismo através da metodologia do MIT. O oncologista da Onco Hematos e líder nacional de Inovação e Criação de Valor da DASA, Nivaldo Vieira, fez uma breve apresentação ao grupo de visitantes sobre tecnologias e inovação em oncologia. “O MIT Global Startups Labs é uma iniciativa para induzir os jovens de mundo todo à mentalidade empreendedora e agora está acontecendo aqui no Brasil”, explicou.

Os universitários puderam conhecer a clínica e entender como funciona o fluxo do paciente com câncer, além de ouvir da equipe multidisciplinar da Onco Hematos, como é o funcionamento, atendimento e sobre os desafios e dificuldades da clínica. “Nós da Dasa temos interesse em aumentar a possibilidade de empreendedorismo entre os jovens e com essa visita orientada e mentorada aqui na Onco Hematos, nós pudemos interagir com esses universitários, mostrar para eles como é a realidade dos nossos pacientes, e puderam entrevistar alguns que se voluntariaram para isso. Eles vivenciaram na prática como é o dia a dia de uma pessoa com câncer, aqui em Sergipe e no Brasil. Isso vai ajudá-los a pensar em soluções criativas para que têm a doença”, acrescentou Dr. Nivaldo.

A estudante de Psicologia, Érica Vilas-Boas, comentou como foi a sua experiência em conhecer a clínica e conversar com um paciente oncológica que está em tratamento quimioterápico. “Participar do programa está sendo uma experiência enriquecedora. Conversar com a paciente foi algo incrível e poder estudar para elaborar algo que possa ajudar pessoas a lidarem com toda essa jornada de alguma forma é muito importante para a gente”, afirmou.

Para Fernanda Rodrigues, que acabou de se formar em Psicologia, a oportunidade do projeto levar os alunos para a clínica foi essencial. “Foi muito bom ter esse contato direto com os pacientes. Acho que em outro momento não teríamos essa oportunidade. Conhecemos pessoas incríveis e histórias cheias de força e garra, que com certeza nos inspiram. Se eu pudesse, viria outras vezes”, disse.

O estudante de Psicologia, Gabriel Isaac, destacou como está sendo a participação no MIT. “Passamos por alguns treinamentos e agora estamos visitando vários hospitais e clínicas para ver o funcionamento deles e descobrir os problemas que mais afetam e atrasam a vida das pessoas e a partir desse diagnóstico iremos buscar soluções. Está sendo uma experiência interessante porque percebemos novas áreas na prática, que não temos acesso na vida acadêmica”, finalizou.

Ascom/Onco Hematos

Mais Notícias

doença-de-chron

Doença Inflamatória Intestinal: Causas, sintomas e tratamentos

aedes-aegypti

Sou paciente oncológico: O que faço para me proteger da Dengue?

Endometriosis, virtual model of the uterus, close-up. Woman suffering from menstrual pain, while sitting on bed. Stomach pain

Entendendo a relação entre Endometriose e Câncer Uterino

Dengue-e1684841371182

Como combater a Dengue?

Em que podemos ajudar?